Cultura acessível no Rio de Janeiro

Vamos provar que o bordão "Bom, Bonito e Barato" pode ser uma realidade! Site constantemente atualizado, Matenha-se antenado.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Trem do Samba chega à 21ª edição - Central do Brasil

O Trem do Samba chega à sua 21ª edição celebrando o samba e a sua história com shows e rodas realizadas da Estação Central do Brasil a Oswaldo Cruz em 32 vagões. As atividades, que celebram o Dia Nacional do Samba, acontecem na sexta-feira e no sábado, dias 2 e 3 de dezembro, e têm entrada gratuita.



Nelson Sargento, Noca da Portela, Tantinho da Mangueira, Wilson Moreira, Dorina, as Velhas Guardas da Portela, Mangueira, Vila Isabel, Salgueiro e Império Serrano estão no line-up do projeto.

A festa começa na sexta-feira, dia 2, com queima de fogos de artifício em Oswaldo Cruz, reunindo baluartes e o público em um cortejo acompanhados de bonecos gigantes, chamados “Senhores da Memória”, que representam as músicas inesquecíveis dos lendários sambistas da região da Grande Madureira.

Já na madrugada de sexta para sábado, todos os cortejos juntos seguem em direção à casa da Dona Ester (Rua Antônio Badajós), matriarca da região que costumava reunir os bambas da cidade em seu quintal. Em seguida, os cortejos segue para a Praça Paulo da Portela.

Criado para comemorar o Dia Nacional do Samba, data festejada anualmente dia 2 de dezembro, o Trem do Samba resgata uma tradição do século passado. Paulo da Portela, um dos fundadores da agremiação, realizava este trajeto de trem. Fugindo da repressão policial, o sambista aproveitava o espaço do vagão como uma espécie de sede móvel da escola.

Anos depois, Marquinhos de Oswaldo Cruz começou a percorrer o caminho do centro ao subúrbio do Rio cantando e contando histórias de sua comunidade. Daí nasce a ideia do "Trem do Samba", que arrasta mais de 100 mil pessoas ao subúrbio carioca.

Além das apresentações nos vagões, a programação conta com atrações em diversos pontos de Oswaldo Cruz. Os shows têm início às 15h. Para entrar no trem, o público deve trocar 1kg de alimento não-perecível por um ingresso na Estação Central do Brasil, a partir do meio-dia do dia 3 de dezembro.

Confira a programação, que está sujeita a alteração:

[Palco Donga]

Sábado - 03/12 - 15h

Local: Central do Brasil

Bateria do Mestre Faísca
Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda
Mafuá no Quintal
Velhas Guardas da Portela, Vila Isabel, Império Serrano e Salgueiro
Osmar do Breque, Ricardo Villas, Dunga, Baianinho, Wilson Moreira, Nelson Sargento, Tantinho da Mangueira, Dominguinhos do Estácio, Noca da Portela e Dorina

[Palco Zé Espiguela]

Sábado - 03/12 - 19h

Local: Rua João Vicente (em frente a Estação Oswaldo Cruz)

Canto do Batuqueiro e Marcelinho Moreira
Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda
Flavia Saolli, Davi Correia, Ernesto Pires, Tiãozinho Mocidade, Zé Luiz do Império, Thania Machado e Leci Brandão

[Palco Candeia]

Sábado - 03/12 - 19h

Fred Camacho
Sarah Si, Vera de Jesus, Aluísio Machado, Toninho Nascimento
Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda
Marquinhos Diniz, Thais Macedo e Grupo Arruda
Mauro Diniz e Sombrinha

[Palco Portelinha]

Sábado - 03/12 - 19h

Local: Praça Paulo da Portela

Os Outros Batutas
Jongo da Serrinha
Velhas Guardas da Portela, Vila Isabel, Mangueira, Império Serrano e Salgueiro
Márcio Vanderlei
Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda

Onde: Estação Central do Brasil Praça Cristiano Ottoni, Centro
Quando: 02/11/2016 e 03/12/2016, (conferir horário e locais)
Quanto: Grátis

Organizado por:  Samba em Rede

Evento no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário